terça-feira, 18 de julho de 2006

Solução prontas = comida rápida

Nunca fui fã das chamadas "soluções prontas". Soluções prontas é como eu chamo determinados scripts ou sistemas criados por outros programadores, e são disponibilizados gratuitamente na internet. Usar uma solução pronta, tem suas vantagens e desvantagens. A principal vantagem é, sem sombra de dúvidas, o tempo poupado. Afinal, "pra que ficar reinventando a pólvora, não é?" Quem dera as coisas fosses simples como parecem... O tempo que você poupa usando uma solução pronta pode te custar muitas dores de cabeça futuramente. Se este código, a certa altura do projeto, apresentar erros, você terá sérias dificuldades em ahcar e resolver o problema.

Como não foi você o projetista do código, antes de instalá-lo é de suma importancia que você leia toda a documentação que acompanha o codigo. Dê uma olhada no diretório /docs... sempre tem um lá... ;-)

Dependendo da complexidade do código, você gastará mais tempo tentando entender seu funcionamento, do que se você mesmo tentasse escrever uma outra solução "do zero". Isso sem falar que, soluções prontas quase sempre trazem recursos que você nunca utilizará, ou então, faltarão-lhe recursos que são indispensáveis para a prática do que você tem em mente.
"Escrever ou copiar... eis a questão!" Não vejo nada que possa desmerecer um programador somente por ele utilizar soluções prontas. Afinal, o talendo de um programador não se restringe somente na sua habilidade em criar soluções, mas também de compreender o raciocínio lógico de outros programadores. Programadores de verdade não se limitam o Copy and Paste dos códigos, mas sim, mergulham no emaranhado de codigos, funções, procedimentos e varíáveis que fazem a maquina andar.

0 comentários: