segunda-feira, 3 de julho de 2006

Programadores são vilões?

Durante algumas pesquisas na web, me deparei com um blog de um outro programador que fazia a seguinte pergunta:

"De quem é a culpa pelos problemas no uso de sistemas?"
É curioso a tendência que muitos usuários tem de sempre condenar o programador como único culpado pelas falhas nos softwares. E geralmente o principal alvo são as mães... O autor do blog que eu li descreve três possíveis culpados pelos problemas nos softwares:
  1. A culpa é do usuário, que não leu ou estudou direito o manual do programa;
  2. Culpa dos programadores, por não terem projetado uma ferramenta a prova de erros;
  3. A culpa não existe. Os erros são gerados por causa das contradições existentes na profissão.

Progamadores acabam sendo vistos como os vilões da história porque muitos ainda não conhecem o quão minucioso é o desenvolvimento de um software. Embora o programador tenha uma parcela de culpa pelos problemas no uso de um determinado software, quase sempre é o usuário que assumo grande parte da culpa. No meio técnico, costuma-se usar para este tipo de problema o termo "BIOS" (Baita Ingua Operando o Sistema).
Vejam este exemplo:
O que aconteceria se você ao dirigir um carro à 80Km/h, e "por engano", engatasse a marcha ré? Certamente que o resultado não seria uma das coisas mais belas a apreciar. Ou ainda, se você acelerasse sua motocicleta, tentando chegar aos 60Km/h sem, no entanto sair da primeira marcha?
Procure enchegar estes veículos como sistemas. Para que haja o perfeito funcionamento, é necessário um conhecimento prévio por parte do usuário sobre o funcionamento do sistema, e o que pode e não se pode fazer. Carros e motos não vem com um "sistema anti-falhas" instalado para evitar este tipo de situação.
Prever falhas é uma das obrigações do projetista e do programador, porém nenhum sistema é 100% a prova de falhas, nem autômato o suficiente para que não dependa da interface humana para seu correto funcionamento.

Referências:
Usabilidoido: "Designers são heróis e programadores são vilões?"
Palestra em audio:
Designers são heróis e programadores são vilões?

0 comentários: