quinta-feira, 10 de abril de 2008

Ignição: Codificar!


Há algum tempo eu estou me deliciando com as facilidades oferecidas pelos frameworks. Comecei a estudar PHP desde 2004, mas comecei a me aprofundar mais apenas em 2005 com o lançamento do carro-chefe dos meus projetos para web. Desde então eu venho estudando vários métodos, e há pouco mais de um ano conheci as facilidades que o framework oferece. Já passei pelo CakePHP, Zend Framework, e finalmente parei no Code Igniter.

O Code Igniter é uma verdadeira mão na roda para aqueles que não gostam de perder tempo "reinventando a roda". Trata-se de um framework que trabalha com conceitos Model-View-C ontroller (MVC).

Model-view-controller (MVC) é um padrão de arquitetura de software. Isso significa que ele separa o processamento dos dados da aplicação/website do layout. Desta forma, alterações feitas no layout não afetam a manipulação dos dados, e estes poderão ser reorganizados sem alterar o layout.

Em resumo, para se ter uma simples página que mostre os registros guardados numa tabela mySQL, vc precisaria de três arquivos, que trabalhando em conjunto, resultariam na saída para o usuário.

Talvez possa parecer um tanto assustador no inicio, como foi para mim, mas logo esse conceito de programação MVC é digerido e tudo se torna muito claro.

O CodeIgniter é um framework que vale a pena ser estudado. Diferente de outros frameworks, ele é capaz de facilitar a vida do programador, sem forçá-lo a aprender e seguir novas regras de programação (caso muito comum em muitos frameworks existentes).

Para ajudar:

Manual do CodeIgniter (em Português)
Página do CodeIgniter em Português
Página oficial do CodeIgniter (em Inglês)
Assinar a lista de discussão do CodeIgniter (Português)

0 comentários: