segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Reaprendendo tudo...

Sinto que fiquei velho... Ainda me lembro da minha empolgação quando montei meu primeiro layout usando HTML e algumas imagens q eu peguei na internet. Era meu primeiro layout "decente". E agora, me vejo obrigado a reaprender muita coisa... Há 3 semanas atrás tive o prazer de ser apresentado a um novo conceito de layouts chamado Tableless. Diferente dos layouts convencionais, que usam tabelas e o famoso spacer.gif para contruir a estrutura do site, o Tableless faz uso do XHTML, CSS e algumas técnicas Javascript pra conseguir resultados que prometem ser melhores que os layouts montados dentro de uma tabela.
Eu separei alguns links úteis sobre o assunto.


Blog do Elcio sobre Tableless
http://www.tableless.com.br

Vídeo de uma palestra
http://files.elcio.com.br/tableless.wmv

Sitaxe XHTML
http://www.w3schools.com/xhtml/xhtml_syntax.asp

Quadro de recursos CSS e sua funcionabilidade entre os navegadores
http://centricle.com/ref/css/filters/

A medida q eu for encontrando mais links, vou acrescentando aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

boa rapaz... bom ver mais um integrante do movimento dos "standards"...

soh lembrando que tableless eh apenas uma nomenclatura marketeira... o nome correto eh webstandards... ;)

akele abraço...

Anônimo disse...

Cara, eu nem lembro aonde achei o link do seu blog, só sei que cliquei nele ontem, e hoje quando reiniciei o Opera ele estava aqui quando restaurei a seção... ^^

Vou dá minha contribuição aos seus estudos com alguns links bons sobre standards:

www.revolucao.etc.br
Blog do Henrrique, muito bom. Ele vive escrevendo sobre novidades e dicas de desenvolvimento.

www.maujor.com
www.maujor.com/blog

O CSS para Webdesign e o Blog do Maujor. Se você quer aprender CSS, não tem opção melhor em português.

Espere ter ajudado. Boa sorte. Deus te abençoe!

Davis Peixoto disse...

No firefox tem umas ferramentas (uns add-ons) chamadas Web Developer e Firebug. São simplesmente demais na hora de fazer o debbug de scripts client-side. Mas vamos à história.

Tabless, assim como o DHTML são nomes mais comerciais das técnicas possíveis com webstandarts e criatividade.

Certo tempo atrás fui pegar um erviço num intermediador. Eles simplesmente não entendiam porque eu não queria fazer o site em flash. Mostrei o poder do CSS no zengarden (se você ainda não conhece esse site, depois da uma googlada pra conferir). E eles argumentaram que queriam alguma coisa mais "profissional", como o site deles (http://www.polijr.poli.usp.br)

Se orgulhavam do menu que rolava de uma lado para outro. Que aspecto profissional!
Logo depois me comunicaram que havia programador no páreo.

Fiz uma simples página XHTML, com um script em ECMAscript para fazer a mágica (Javascript é apelido disso) e usando CSS.

Reproduzi o menu flash deles com webstandarts. Levei o material lá, coloquei numa página de testes no servidor, instalei o add-on Web Developer no Firefox (pelo menos isso eles usavam).

O Web developer tem uma opção onde você é redirecionado para o site web optimizer, e onde são feitos testes de velocidade.

Para espanto até de mim mesmo, contra os mais de 35 segundos que o site deles demorava pra carregar (!) o meu demorou 0.68 segundo (!!!). Fui contratado.